Os incidentes de segurança cibernética têm se tornado cada vez mais comuns e afetam empresas de todos os tipos e tamanhos. Em particular, as pequenas e médias empresas e as startups têm se tornado alvos frequentes desses ataques. Estudos realizados pela Chubb mostram que 93% das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) que já passaram por um incidente cibernético sofreram impactos graves em suas operações. Por isso, investir em segurança cibernética é fundamental para manter a confiança do mercado nacional e enfrentar o panorama sempre mutável de ameaças cibernéticas. Algumas empresas são especializadas na oferta de serviços de segurança cibernética para pequenas empresas e isso pode contribuir para aprimorar a postura de segurança de uma organização. A segurança cibernética não precisa e nem deve ser um tema restrito e reservado às empresas com orçamentos gigantescos.
Como Uma Empresa de Pequeno e Médio Porte Pode Melhorar a sua Cibersegurança?
Infelizmente, muitas PMEs acreditam erroneamente que são seguras por serem irrelevantes para os invasores cibernéticos. No entanto, isso não é mais verdade, já que a maioria dos hackers agora ataca empresas mais vulneráveis em vez das maiores.
Os atores maliciosos usam uma abordagem mais “abrangente” de ataque, atacando milhares de contas ao mesmo tempo e esperando que algumas delas abram oportunidades para violações. Eles também usam bots “caçadores” para identificar alvos em potencial por meio de janelas e portas deixadas abertas ou destrancadas. Infelizmente, essa segmentação contribui para a estatística assustadora de que 43% de todos os ataques cibernéticos são contra PMEs.
As empresas menores tendem a ter equipes mais ocupadas e colocam a segurança cibernética no final de suas listas de prioridades, o que resulta em baixa consciência de segurança cibernética e poucas práticas recomendadas de higiene cibernética sendo seguidas pelos funcionários. Isso também significa que há uma alocação mínima de orçamento para a segurança cibernética, o que muitas vezes resulta em falta de equipe de cibersegurança dedicada. Muitas vezes, técnicos de suporte informático sem conhecimento especializado, competências e experiência em segurança cibernética são os responsáveis por proteger a PME. Infelizmente, esses técnicos inexperientes podem não ter a capacidade de lidar com ataques sofisticados lançados pelos invasores.
Além disso, as PMEs nem sempre têm resiliência financeira para suportar os custos diretos e indiretos de um ataque cibernético, o que pode chegar a milhões de reais. Isso é uma das principais razões pelas quais 1 em cada 6 PMEs são comprometidas após um ataque cibernético, e algumas empresas se veem em situação irreparável das perdas financeiras causadas por um único ataque.
Embora a segurança cibernética possa parecer intimidante, existem muitas opções de serviços de segurança cibernética para pequenas empresas. A terceirização da segurança cibernética é uma maneira simples e econômica de melhorar a postura de segurança cibernética de uma empresa e garantir aos parceiros, investidores e clientes a capacidade da empresa de proteger suas informações e ativos preciosos, respondendo adequadamente às ameaças cibernéticas.
O Apoio de Parceiros e Provedores de Segurança Podem Ajudar as PMEs a Igualar a Postura de Segurança das Grandes Empresas
Pequenas e médias empresas (PMEs) muitas vezes encaram a segurança cibernética como um desafio que só pode ser enfrentado com grandes investimentos, mas essa não precisa ser a realidade. Seguindo o exemplo das grandes empresas e terceirizando tarefas essenciais de segurança cibernética, as PMEs podem melhorar sua postura de segurança a um custo menor.
As grandes organizações geralmente utilizam a estrutura do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) como guia para sua estratégia de segurança cibernética. Esse modelo fornece orientações sobre como as partes interessadas da organização podem gerenciar e reduzir o risco de segurança cibernética, abrangendo desde a identificação de ameaças até a detecção de atividades maliciosas.
Embora a estrutura do NIST seja amplamente adotada por grandes empresas, ela não se aplica exclusivamente a elas. Qualquer empresa que leve a segurança cibernética a sério sabe que não se trata apenas de proteção por meio de antivírus. Embora as PMEs possam não ter orçamento para criar uma equipe interna de segurança cibernética, como as grandes empresas, elas podem terceirizar essas tarefas para empresas especializadas em análise forense digital e resposta a incidentes, como a PurpleBird.
Resumindo a Conversa…
Para startups e PMEs, a prevenção de violações cibernéticas e uma estratégia de segurança cibernética bem preparada podem evitar penalidades rígidas de violação cibernética e economizar milhões de dólares.
A falta de uma postura de segurança cibernética forte e um plano de resposta a incidentes pode levar à falência de uma PME em caso de um ataque cibernético. Em um cenário de ameaças cibernéticas em constante evolução, negligenciar qualquer aspecto da segurança cibernética pode ter consequências implacáveis. A boa notícia é que os serviços de segurança cibernética podem ser uma opção muito mais acessível do que ter uma equipe SOC interna, e empresas como a PurpleBird podem ajudar.
Embora uma infraestrutura digital forte e uma boa higiene cibernética possam proteger as organizações de até 90% dos riscos cibernéticos, isso não é suficiente. Os invasores estão sempre procurando brechas no sistema, e uma única falha pode comprometer gravemente a segurança cibernética da empresa. Portanto, ter um parceiro confiável de resposta a incidentes cibernéticos que possa cobrir todos os aspectos do risco cibernético é inestimável.
Todas as empresas, independentemente do tamanho, devem levar a segurança cibernética a sério, e há opções disponíveis para atender às necessidades sem que isso consuma todo o orçamento.
Que Tal Colocar Tudo Isso em Prática?
Se você considera a tomada de medidas de segurança para prevenir os impactos de potenciais vazamentos de dados e informações, adquirir ou melhorar suas capacidades de recuperação de incidentes ou se defender contra futuros ataques cibernéticos, a PurpleBird Security possui experiência e consultores especializados que podem lhe ajudar a proteger os seus negócios e os ambientes digitais.